Janeiro

 

Viva Verão Paraty: a  cidade  celebra o verão 2018  com muita  música e manifestações folclóricas.
– Mais informações  no Site Oficial da Prefeitura de Paraty www.pmparaty.rj.gov.br

 

 

 

 

 

Neste Verão, o Sesc Paraty convida a todos para uma série de encontros musicais com um estilo genuinamente brasileiro: o Choro. A partir do dia 28 de janeiro, todos os domingos, até 11 de março, o grupo Arty Quarteto, formado por músicos da região da Costa Verde, reúnem-se no projeto Chora Verão. Juntos, Marcelo Arty no violão 7 cordas, Roberto Finizio na flauta, Paulo Cesoli no cavaquinho e o Silvio Oliveira na percussão, vão traçar um panorama histórico, um vasto repertório entremeado por uma conversa informal. A cada semana, o projeto Chora Verão, trará um grande nome desse gênero para conversar sobre cada instrumento musical.

O Choro, também conhecido por Chorinho, surgiu no Rio de Janeiro em meados do século 19, tornando-se um dos gêneros mais conhecidos da música popular instrumental brasileira. O Choro permite o improviso e o projeto Chora Verão, permitirá a interação do público que terá a oportunidade de conversar com os músicos tirando dúvidas e ampliando seus conhecimentos musicais.

Projeto Chora Verão, de 28 de janeiro à 11 de março, domingos, a partir das 19h.

Na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, 15 – Centro Histórico. Entrada Gratuita. Distribuição de senhas 30 minutos antes da apresentação.

Mais informações:
Facebook @sescparaty
instagram @sescparaty
www.sescparaty.com.br
Fone: (24) 3371-4516 | 3371-8415

 

 

Folia de Reis (Festa religiosa popular): Em Paraty, a Folia de Reis se inicia no dia 08 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, e termina no dia 20 de Janeiro. Durante esse período, grupos de violeiros e cantores de música tradicional se encontram em lugares previamente agendados para recitar versos antigos que contam a história do nascimento de Jesus.
– Duração: 8 de Dezembro a 20 de Janeiro

 

 

 

 

20 de Janeiro – Dia de São Sebastião (Padroeiro do Estado do Rio de Janeiro)
São Sebastião é um santo muito popular é o padroeiro do Estado do Rio de Janeiro,  São Sebastião é o protetor da humanidade contra a peste, fome e guerra.