Novembro

Share on Facebook


 9 a 11 – Folia Gastronômica de Paraty 

A Folia Gastronômica fortalece a culinária de Paraty e suas raízes culturais ao mesmo tempo que traz para a cidade, convidados e experiências do universo gastronômico de outros lugares. Um momento importante de troca do daqui com o de fora.

A co-realização do Sesc, agregou à Folia muito além de teatro, música e oficinas mas a concepção e estrutura desse evento tão importante para os paratienses e para o nosso país, que caminha em direção da valorização e reconhecimento da gastronomia, como um bem cultural a ser cuidado e preservado.

A coordenação de educação infantil da Secretaria de Educação de Paraty, tem um papel importante na programação desse ano, trazendo para a Folia, atividades para a criançada, com oficinas, receitas e brincadeiras. A proposta é dividir com o público o trabalho primoroso realizado no município, um modelo de educação afetiva, gastronômica e alimentar que deve ser multiplicado. Um mestre de cerimônias, palhaço-cozinheiro vai receber as crianças e conduzi-las a esse universo gastronômico.

Parcerias com entidades organizadas como Pólo Gastronômico, Economia Solidária, Ceramistas, Produtores de cerveja de Paraty, vão garantir e aquecer a cidade durante o fim de semana da Folia.

Fonte: https://www.facebook.com/events/1942491976013412 

 

9 a 18 – Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

As peças que integram essa festa são dos séculos XVIII e XIX e pertencem à Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, sendo parte do acervo do Museu de Arte Sacra.

Padroeiros dos escravos, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, em Paraty, tem sua festa realizada no final do mês de novembro. Os festejos se desenvolvem à semelhança dos da Festa do Divino, sendo tradição que “a Festa do Rosário era a Festa do Divino dos pretos de Paraty”.

 

 

 

16 a 18 – Cultura Negra

Nos dias 16 a 18 de Novembro, o Quilombo Campinho da Independência traz ao seu território o  da Cultura Negra – Juventude Ativa, Comunidade Viva!
Durante os 3 dias muita comida típica, cultura, futebol, desfile, oficinas, filmes e shows trazem ao Quilombo toda luta e celebração do povo negro.
“Quando houve a abolição a terra ficou com as três senhoras – Os netos e bisnetos das três mulheres acharam que deviam lutar para garantir as terras. A terra era uma coisa só. Ai criaram seus filhos e netos.” 
.
.
 .
.
.
20 a 25 – AWA Festival SESC da Cultura Negra 

Dia 20 de novembro é dia da Consciência Negra, em memória a Zumbi dos Palmares. O Sesc Paraty sensível as questões ligadas às raízes dos brasileiros convida a todos para o projeto ÀWA – Festival Sesc da Cultura Negra, que acontece de 20 a 25 de novembro.O Sesc Paraty oferece uma semana de programação pensada para todos os brasileiros, formados por muitas culturas mas que tem nas culturas da África, raízes profundas. Nós que é a tradução da palavra iorubá ÀWA, que trás os nós que vão nos reunir: música, teatro, pensamento, dança, literatura, cinema, enfim toda a Cultura afrodescendente que nos representa. ÀWA.